Penso que as novas tecnologias foram um avanço fantástico no processo ensino aprendizagem, mas acredito em sua utilização como facilitador e, não único meio para tal.
O futuro chegou e, de certa forma, saiu atropelando milhares de pessoas com inventos diários, que o cidadão não ligado a área tecnológica acaba sendo surpreendido com as mudanças diárias, seja num celular, no controle remoto, o uso das mídias já faz parte do chamado “mundo civilizado” e, a maioria das pessoas vem tentando se adaptar a sua presença em toda parte. Na educação não é diferente.
O avanço tecnológico já é fato e, sem abandonar todas as técnicas já conhecidas, este vem a acelerar a fixação do conteúdo, despertar o interesse do aluno, se bem utilizado e, creio que a confecção de atividades envolvendo as mídias deve ser bem mais proveitosa que um material já pronto.
Cena do filme Kutoja: a última tricotada
O vídeo mostra uma mulher obsessiva em sua atividade, que nos faz lembrar que a fixação sem limites em uma única postura, pode nos deixar obsessivos e, que MODERAÇÃO E BOM SENSO nunca serão demais em nenhuma atividade.
O vídeo de Takagi Masakatsu – COIEDA
Esse vídeo mostra imagens de uma menina sob vários aspectos: impressionismo, grafismo, realismo, brincando com cores e formas usando imagens simples do cotidiano numa linguagem poética e colorida, o que me faz pensar que a tecnologia é útil, mas não se pode perder a poesia e a eficácia no aprendizado dos grandes educadores.
O vídeo POP
Esse vídeo mostra a postura de uma espécie de “gênio”musical, que não sente vergonha de virar criança e produzir música a partir do som do ar dos balões que sopra, mais ou menos a atitude dos educadores que transformam a educação, sempre prontos para aprender com o que ensinam.
Bloco do Passo – Saltos no Tempo
O vídeo mostra a utilização da tecnologia no entrelaçar de geometria com dança e música. Percebe-se que foi trabalhoso, mas passa muitas lições, desde o trabalho em equipe ao conteúdo de algumas disciplinas.
O Passo – Entrevista com Lucas Ciavatta
É impressionante como a partir do absolutamente SIMPLES, ele pode realizar tanto. Mais uma vez vejo confirmado que quem quer realizar uma transformação não se apega a ausência de um recurso material, FAZ. Claro que, se você tem mais recursos a mão a tendência é alcançar resultados ainda melhores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário