sexta-feira, 18 de novembro de 2011

OS "INIMIGOS" SÃO ÚTEIS

Por um lado, ter um inimigo é muito ruim. Perturba nossa paz mental e destrói algumas de nossas coisas boas. Mas, se vemos de outro ângulo, somente um inimigo nos dá a oportunidade de exercer a paciência. Ninguém mais do que ele nos concede a oportunidade para a tolerância. Já que não conhecemos a maioria dos cinco bilhões de seres humanos nesta terra, a maioria das pessoas também não nos dá oportunidade de mostrar tolerância ou paciência. Somente essas pessoas que nós conhecemos e que nos criam problemas é que realmente nos dão uma boa chance de praticar a tolerância e a paciência.
Dalai Lama

CONFISSÃO

CONFISSÃO

Que esta minha paz e este meu amado silêncio
Não iludam a ninguém
Não é a paz de uma cidade bombardeada e deserta
Nem tampouco a paz compulsória dos cemitérios
Acho-me relativamente feliz
Porque nada de exterior me acontece...
Mas,
Em mim, na minha alma,
Pressinto que vou ter um terremoto!

Mário Quintana

ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO


Oração de São Francisco

São Francisco de Assis, rogai por nós
Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

FRASES INTERESSANTES

HIPERMÍDIAS

Segundo Laufer & Scavetta, hipermídia (ou Hipermédia em Portugal) é a reunião de várias mídias num suporte computacional, suportado por sistemas eletrônicos de comunicação. O livro Texte, Hipertexte, Hipermedia, lançado originalmente em francês, faz alusões explícitas ao criador do Hipertexto e da Hipermídia e procura dar uma visão histórica dos fatos relacionados à invenção do conceito.
Stop motion é uma técnica de animação fotograma a fotograma (ou quadro a quadro) com recurso a uma máquina de filmar, máquina fotográfica ou por computador. Utilizam-se modelos reais em diversos materiais, dentro dos mais comuns, estão a massa de modelar, ou especificamente massinha (em Portugal, plasticina). Muitos contêm sistema de juntas mecânico, com mecanismos de articulações muito complexos. No cinema o material utilizado tem que ser mais resistente e maleável, visto que os modelos têm que durar meses, pois para cada segundo de filme são necessárias aproximadamente 24 quadros (frames).
Os modelos são movimentados e fotografados quadro a quadro. Estes quadros são posteriormente montados em uma película cinematográfica, criando a impressão de movimento. Nesta fase podem ser acrescentados efeitos sonoros como fala ou música. Um dos muitos filmes feito com a técnica de stop motion foi O Estranho Mundo de Jack (1993), de Tim Burton. Outros como A Fuga das Galinhas, A Noiva Cadáver, Wallace e Gromit, Coraline e o Mundo Secreto, O Fantastico Sr. Raposo (2009), de Wes Anderson, são exemplos de filmes em stop motion. São várias as vertentes do cinema criado com esta ideologia, majoritariamente trabalhos de animação, pelo o que os trabalhos ficam com um toque característico distinto.
Atualmente no Brasil a produtora Animaking esta produzindo um longa metragem na técnica stop motion chamado Minhocas, onde o Brasil será o primeiro país da América Latina a produzir em tal técnica.
Portugal também tem algumas animações em stop motion ou o vedadeiro "boneco animado", sendo a mais relevante nestes últimos temos a galardoada curta A Suspeita de José Miguel Ribeiro


Podcasting

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
'Podcasting é uma forma de publicação de arquivos de mídia digital (áudio, vídeo, foto, PPS, etc…) pela Internet, através de um feed RSS, que permite aos utilizadores acompanhar a sua atualização. Com isso, é possível o acompanhamento e/ou download automático do conteúdo de um podcast.
A palavra "podcasting" é uma junção de iPod - marca do aparelho de midia digital da Apple de onde saíram os primeiros scripts de podcasting -, ou a sigla para Personal On Demand (numa tradução literal, algo pessoal e sob demanda), e broadcasting (transmissão de rádio ou televisão). A série de arquivos publicados por podcasting é chamada de podcast. O autor de um podcast é chamado podcaster.
Podcasting é um mecanismo automático onde ficheiros (arquivos) multimídia são transferidos de um servidor para um cliente, que puxa (baixa) a informação através de um arquivo XML que contém endereços de ficheiros. Genericamente, esses ficheiros contêm vídeo e áudio, mas também podem conter imagens, textos, PDF, ou outros tipos de dados. Desta forma podemos ter um conteúdo no celular e outros locais.
Um podcast é genericamente anólogo de uma série de TV ou de um programa de rádio, só que não é ao vivo, como nos programas de TV e Rádio gravados.



 

Curso Tecnologia da Informação e da Comunicação -2011

             Ensinando e Aprendendo com as TICs

             Sem a menor sombra de dúvida, as tecnologias nos fazem avançar tanto nas técnicas de ensino, quanto em nossa própria aprendizagem.
              A princípio mídias, stopmotion,.... e outros termos podem assustar, mas ao final já nos conquistaram, não só por facilitarem o aprendizado, mas pelo avanço no conhecimento que é muito gratificante e, nos faz sonhar com coisas simples como tablets e notebooks para cada aluno. Não seria uma aula muito mais proveitosa?
               O apoio das professoras  Rosana e Silvana , "derrubando nossa maré mansa" do desconhecimento, cobrando as atividades e exigindo  foi imprescindível nesse avanço, pois apesar do que se fala o computador não tira o lugar do ser humano, mas o auxilia e facilita na execução de sua atividade, desde que esteja habilitado a utilizá-lo corretamente.


                Considero o vídeo ninguém vem a esse mundo por acaso, inspirador. Clique  no título dele e reflita. Não é inspirador ?
               

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Prática Pedagógica e Mídias Digitais

Penso que as novas tecnologias foram um avanço fantástico no processo ensino aprendizagem, mas acredito em sua utilização como facilitador e, não único meio para tal.
O futuro chegou e, de certa forma, saiu atropelando milhares de pessoas com inventos diários, que o cidadão não ligado a área tecnológica acaba sendo surpreendido com as mudanças diárias, seja num celular, no controle remoto, o uso das mídias já faz parte do chamado “mundo civilizado” e, a maioria das pessoas vem tentando se adaptar a sua presença em toda parte. Na educação não é diferente.
O avanço tecnológico já é fato e, sem abandonar todas as técnicas já conhecidas, este vem a acelerar a fixação do conteúdo, despertar o interesse do aluno, se bem utilizado e, creio que a confecção de atividades envolvendo as mídias deve ser bem mais proveitosa que um material já pronto.
Cena do filme Kutoja: a última tricotada
O vídeo mostra uma mulher obsessiva em sua atividade, que nos faz lembrar que a fixação sem limites em uma única postura, pode nos deixar obsessivos e, que MODERAÇÃO E BOM SENSO nunca serão demais em nenhuma atividade.
O vídeo de Takagi Masakatsu – COIEDA
Esse vídeo mostra imagens de uma menina sob vários aspectos: impressionismo, grafismo, realismo, brincando com cores e formas usando imagens simples do cotidiano numa linguagem poética e colorida, o que me faz pensar que a tecnologia é útil, mas não se pode perder a poesia e a eficácia no aprendizado dos grandes educadores.
O vídeo POP
Esse vídeo mostra a postura de uma espécie de “gênio”musical, que não sente vergonha de virar criança e produzir música a partir do som do ar dos balões que sopra, mais ou menos a atitude dos educadores que transformam a educação, sempre prontos para aprender com o que ensinam.
Bloco do Passo – Saltos no Tempo
O vídeo mostra a utilização da tecnologia no entrelaçar de geometria com dança e música. Percebe-se que foi trabalhoso, mas passa muitas lições, desde o trabalho em equipe ao conteúdo de algumas disciplinas.
O Passo – Entrevista com Lucas Ciavatta
É impressionante como a partir do absolutamente SIMPLES, ele pode realizar tanto. Mais uma vez vejo confirmado que quem quer realizar uma transformação não se apega a ausência de um recurso material, FAZ. Claro que, se você tem mais recursos a mão a tendência é alcançar resultados ainda melhores.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Pela internet

Pela internet

Composição : Gilberto Gil
Criar meu web site
Fazer minha home-page
Com quantos gigabytes
Se faz uma jangada
Um barco que veleja ...(2x)
Que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve um oriki do meu orixá
Ao porto de um disquete de um micro em Taipé
Um barco que veleje nesse infomar
Que aproveite a vazante da infomaré
Que leve meu e-mail até Calcutá
Depois de um hot-link
Num site de Helsinque
Para abastecer
Eu quero entrar na rede
Promover um debate
Juntar via Internet
Um grupo de tietes de Connecticut
De Connecticut de acessar
O chefe da Mac Milícia de Milão
Um hacker mafioso acaba de soltar
Um vírus para atacar os programas no Japão
Eu quero entrar na rede para contatar
Os lares do Nepal,os bares do Gabão
Que o chefe da polícia carioca avisa pelo celular 
Que lá na praça Onze tem um videopôquer para se jogar...